Disponível

Candidaturas prorrogadas até 29 de julho de 2022 ou até ao limite da dotação orçamental

Suspenso

Em breve

As informações apresentadas são meramente indicativas, referentes ao último período de candidaturas (2021).

A Comissão Interministerial de Coordenação (CIC) aprovou o Plano Anual de Avisos do Portugal 2030 para 2024.

Foi aprovada, pela Comissão Interministerial de Coordenação, a atualização do Plano Anual de Avisos do Portugal 2030. Estruturado e atualizado por quadrimestres, este plano inclui os avisos para apresentação de candidaturas a lançar ao longo de 2024, com particular detalhe para o primeiro quadrimestre. São 537 avisos, que correspondem a 7 mil milhões de euros de fundos europeus. A lista pode ser consultada na íntegra aqui. Destacam-se o regresso do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva e do Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME.

Inovação Produtiva: abril de 2024

Este sistema de incentivos financia a criação de estabelecimentos, aumentos de capacidade, diversificação da produção e alterações fundamentais da produção. Para o setor do turismo, o SICE – Inovação Produtiva financia novos empreendimentos e a ampliação de projetos existentes. Preveem-se quatro fases de candidatura e as mesmas condições de financiamento: 40% a fundo perdido. A reabertura das candidaturas está prevista para abril. A última fase encerrou a 15 de dezembro de 2023.

Internacionalização das PME: junho de 2024

O sistema de incentivos à Internacionalização das PME, previsto para o 2.º semestre do ano, financiará, entre outros investimentos, a prospeção e presença em mercados externos, ações de marketing internacional, presença online e e-commerce, criação e promoção internacional de marca. A dotação orçamental total prevista, para todos os territórios, é de 32 milhões de euros. A abertura deste incentivo está prevista para junho e decorrerá até dezembro.

Transição Justa para o Alentejo Litoral já disponível

As micro, pequenas e médias empresas do setor do turismo e hotelaria, agroalimentar e das energias renováveis poderão concorrer ao sistema de incentivos ao Investimento Empresarial Produtivo para uma Transição Justa aberto especificamente para a sub-região do Alentejo Litoral.

Comparativamente com o aviso do ano passado, há novidades relativamente ao financiamento. O incentivo é concedido sob a forma de subvenção (não reembolsável) com um limite máximo de 60% do investimento. A taxa base é de 40 p.p. para as médias empresas e de 50 p.p. para as micro e pequenas empresas, às quais podem ser acrescentadas majorações.

São quatro as fases de candidatura: 12/04 (fase 1), 31/07 (fase 2), 18/10 (fase 3) e 16/12 (fase 4).

Partilhe este artigo

Fale connosco sobre…

Publicado Plano Anual de Avisos

Entre em contacto connosco para apoiarmos a preparação da sua candidatura e respondermos às suas questões sobre esta certificação.

Os campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

    Fale connosco sobre…

    Publicado Plano Anual de Avisos

    Entre em contacto connosco para apoiarmos a preparação da sua candidatura e respondermos às suas questões sobre esta certificação.

    Os campos assinalados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.